Normas Escolares 2024

Pontualidade

    Estudantes do tempo integral –  Entrada às 8 horas e saída às 16h30min.

    Estudantes tempo parcial – Turno da Manhã: Entrada às 7 horas e saída às 11h30min.

    Estudantes tempo parcial – Turno da Tarde: Entrada às 13 horas e saída às 17h30min.

    A responsabilidade da escola sobre o/a estudante se dá somente no horário de aula, com o estudante dentro da escola. A tolerância de atraso será de 5 minutos (o atraso de 5 minutos é exceção). Caso ultrapasse o limite de 1 hora de atraso entrará somente com os seus responsáveis. Pedimos atenção também no horário de saída, a partir das 17:30 não há mais educadores na escola.

    Em caso de mudança de horário, em algum dia do calendário escolar, os responsáveis serão avisados por bilhete e por nossas redes sociais (Whatsapp e Instagram).

    Caso o/a estudante precise sair mais cedo:

    • É expressamente proibida a saída do/da estudante sem o acompanhamento de um familiar MAIOR DE IDADE.
    • Apenas as pessoas listadas na ficha de matrícula poderão buscar o estudante fora do horário de aula.
    • No momento da saída será verificado documento de identidade comprovando os contatos apontados na ficha de matrícula, caso a escola desconheça as pessoas.

    Uniforme

    É obrigatório o uso do uniforme:

    Blusa que será fornecida pela Prefeitura, a parte debaixo não deve apresentar estampas com imagens ofensivas e deve ter comprimento apropriado para o ambiente escolar.

    Recomendamos o uso de tênis (calçado fechado evita acidentes).

    Em dias de oficinas/projetos ao ar livre, como a horta e vôlei na quadra de areia, poderá ser solicitado pelo professor que os estudantes tragam um uniforme extra na mochila, venham de calçado fechado e/ou outra materialidade específica, necessários para a aula.

    Celulares /objetos pessoais e de valor / artigos esportivos

    De acordo com a lei estadual 14.486/2002 é vedada a conversação em telefone celular e o uso de dispositivo sonoro do aparelho em teatros, cinemas, igrejas, salas de aula, bibliotecas e demais espaços destinados ao estudo.

    Em salas de aula, bibliotecas e demais espaços destinados ao estudo, é vedado também o uso de outros aparelhos eletrônicos que possam prejudicar a concentração de alunos e professores, SALVO EM ATIVIDADES COM FINS PEDAGÓGICOS. (Redação dada pela Lei nº 23013/2018)

    A escola, em hipótese alguma, se responsabilizará por perda, extravio, roubo, danos feitos por terceiros, bem como qualquer perda de outro objeto de valor, pois não se constitui material escolar.

    Também não nos responsabilizamos por contravenções virtuais, através das redes sociais, existe uma delegacia especializada em crimes virtuais para estes casos.

    Não é permitido trazer caixa de som, bola, skate, peteca etc, sem prévia autorização da equipe gestora. A escola possui toda materialidade necessária para as aulas. E não nos responsabilizamos por estragos e/ou extravios desses objetos, mesmo em dias que os estudantes forem autorizados a trazê-los.

    Frequência do estudante

    É obrigatória a presença do/da estudante em sala de aula com material exigido pelo professor.

    Não será computada presença em caso de estudante fora da sala de aula, ou seja, “matando aula”. Caso não esteja presente durante as aulas, os responsáveis serão convocados e a presença do (da) estudante estará condicionada à visita dos seus responsáveis.

    O estudante que apresentar mais de 50 faltas no ano estará retido por infrequência. A partir da 16° falta, consecutiva ou alternada, com justificativa ou não, o nome do estudante é encaminhado para o conselho tutelar que poderá solicitar maiores esclarecimentos.

    Patrimônio

    É obrigatório, PARA TODOS, zelar pelo patrimônio da escola. Em caso comprovado, o estudante que danificar algo terá que pagar à escola o custo do prejuízo ou o responsável providenciará o conserto. Assim como em caso de perda de livros didáticos ou qualquer material fornecido pela escola.

    Entrada de responsáveis

    É necessária a apresentação do documento de identidade sempre que os/as responsáveis forem tratar de assuntos referentes aos (às) educandos/as, caso a escola desconheça os responsáveis dos estudantes.

    Desacato

    Desacato aos funcionários e professores é crime. Artigo 331 do Decreto Lei nº 2848/40 (Desacato ao Funcionário Público) e, caso ocorra, serão tomadas as medidas cabíveis.

    Indisciplina

    Em caso de indisciplina, os/as responsáveis serão convocados e a entrada do/da estudante estará condicionada à participação em reunião agendada com a gestão pedagógica. Lembrando que a ausência a essas convocações será considerada negligência. Assim como, o grande número de faltas injustificadas pelos pais, conforme os artigos 22 do ECA e o artigo 246 do Código Penal.

    Nos casos graves ou reincidentes de indisciplina, a matrícula/rematrícula estará condicionada através de reunião com o Conselho Tutelar e Escolar.

    Alimentação 

    A escola oferece o desjejum pela manhã, o almoço e lanche da tarde. É garantido ao estudante um prato por cada refeição, havendo sobra a escola é autorizada a repetição, dentro do tempo de intervalo.

    É de extrema importância que o(a) estudante traga a sua garrafinha de água, além de a hidratação ser de suma importância no processo de aprendizagem dos nossos estudantes, ela também contribui diminuindo o trânsito na escola fora dos horários de intervalo.

    Dados dos estudantes

    É fundamental deixar atualizado endereço e telefone de contato. Em casos de acidentes, o contato será feito pelos telefones declarados na matrícula. É de responsabilidade dos responsáveis sempre atualizar estes dados.

    Mal-estar e acidentes

    Em casos de mal-estar ou acidente, a escola comunicará imediatamente as famílias para as providências, conforme orientações da Secretaria de Educação.

    Não podemos medicar estudantes, tampouco transportá-los em automóveis particulares.

    Em casos muito graves, acionaremos o SAMU e um funcionário acompanhará o estudante até o hospital, até que seus responsáveis cheguem e possam ficar junto com o aluno/aluna.

    Transporte

    Apenas famílias que moram de 2 ou mais quilômetros da escola tem direito ao transporte. 

    Não é permitido utilizar o transporte apenas para ida ou apenas para volta. Devem embarcar e desembarcar.

    Os estudantes/famílias do tempo integral precisam estar presentes às 7h30min no ponto de embarque. Estudantes apenas do turno da manhã, às 6h30min e estudantes apenas do turno da tarde, às 12h30min.

    Devem ser respeitadas as normas internas do transporte. Em caso constante de indisciplina, perdem direito ao benefício.

    Achados e perdidos

    Quando o estudante esquecer/perder algum objeto na escola ele deve procurar pelo mesmo na sala da coordenação. Os objetos normalmente são encontrados pela equipe de limpeza no final do horário escolar.

    Roupas esquecidas por mais de um mês serão encaminhadas para a doação. Pedimos que os responsáveis reforcem com os estudantes a responsabilidade de conferir se está indo embora com todos os seus pertences. O número de blusas de frio e garrafinhas esquecidas supera todos os limites.

    Quando um estudante encontrar um objeto perdido na escola ele pode entregar na secretaria da escola.

    Proposta pedagógica 

    A escola tem atividades pedagógicas durante todo o dia para estudantes de sextos e sétimos anos, de maneira que todos os momentos são educativos, não sendo possível o estudante e a família escolherem as atividades a serem feitas. Da mesma maneira, não é possível frequentar apenas um turno escolar. O(a) estudante deve ter disponibilidade para estar na escola das 8 às 16 horas e 30 minutos, só podendo ser liberado(a) para atendimento médico.

    Os estudantes do tempo parcial, oitavos e nonos anos, podem frequentar apenas um turno, tendo como opção de educação em tempo integral, o Projeto Escola Viva.